Elephant - Crítica
Poster de Elephant
---
Gus Van Sant é um génio. Porém, não aproveita a sua genialidade como devia. Um desses exemplos é este Elephant. O filme fala de dois jovens que decidem matar os seus colegas e professores da escola. A ideia está muito bem desenvolvida (pensada por Van Sant e inspirado na tragédia do Liceu de Columbine) e o argumento mostra-nos a vida de vários jovens no, ao que tudo indicava, seu normal dia de aulas. Eli, John, Acadia, Michelle, Brittany e Jordan são alguns desses jovens. Eric e Alex os assassinos. Só pelo argumento podíamos pensar que é um grande filme mas esse é um dos seus poucos trunfos (pelo menos, a forma como foi pensado).
O que parece é que Gus Van Sant precisava de chegar ao limite de uma hora e pouco então “arrasta” a acção, tornando tudo mais lento. Seguimos o percurso de cada personagem - seguimos MESMO o percurso deles!: apenas vemos eles a andarem pelos longos corredores, de costas para o público, pelos longos corredores da escola (alguma escola é assim tão grande?) – com uma lentidão admirável que só nos faz querer carregar no botão do fast-forward; e só percebemos do que trata a história na última meia-hora de filme (talvez a parte mais agradável de todo o filme).
Como disse antes, Gus Van Sant é um génio. A forma como trabalha os actores e como desenvolveu a última parte do argumento é fantástica. A última cena (o jovem a recitar "Um-Dó-Li-Tá") dá-nos arrepios (pelo bom sentifdo). Porém, tudo o resto, foi menosprezado. Ele próprio deixou o seu talento ficar de fora neste filme. O que é uma pena...
Filme de: 10 valores (numa escala de 0/20)
O melhor: A utilização da obra “Fur Elise” de Beethoven.
O pior: A lentidão exagerada de todo o filme.
Elenco: John Robinson (John); Alex Frost (Alex); Elias McConnell (Elias); Eric Deulen (Eric); Nathan Tyson (Nathan); Carrie Finklea (Carrie); Kristen Hicks (Michelle); Alicia Miles (Acadia); Jordan Taylor (Jordan); Nicole George (Nicole); Brittany Mountain (Brittany); Bennie Dixon (Benny)
Realizador: Gus Van Sant
Argumento: Gus Van Sant
Género: Drama
Duração: 81 minutos
---
Sara
4 Comments:
nao perxebi nda da historia
03 outubro, 2007 08:23
eu acho que o filme esta absolutamente fantasticament extraordinário. adorei 3»
03 outubro, 2007 08:23
Tu falas de uma lentidão extraordinaria dos planos do filme e que te cria amofinação , o que é tipo de quem analisa um filme unica esclusivamente como consumidora , a quebra das regras básicas do tempo dos planos por gus van sant , principalmente neste filme é uma ideia especularmente inteligente , pois o seguimento das personsagens tem ideais escondidos por trás desse simples plano longo, o interesse dele não é simplesmente comercial mas sim transmitir ao espectador a frieza das personagens as relações primárias e.t.c , e sim nos estados unidos ha escola bem maiores que aquelas , é simplesmente a minha opinião , abraços.
24 outubro, 2007 23:51
eu achei que "elephant" é um filme digamos que enfadonho, nao gostei da maneira com o filme se deserolava. Nos apenas assistimos á filmagem de alguns alunos em camara "super-lenta" e bastante chata. A unica parte interesante que assistimos foi nos ultimos 15 minutos de filme.
14 março, 2009 20:09
Enviar um comentário
<< Home